HISTÓRIA DO T.R.O.P.A. - SAIBA MAIS UM POUCO COMO NASCEU GRUPO!


“Hoje canto e sou feliz, e tenho a vida que sempre quis: muito rap, hip hop, my music don’t stop, charm,  black, samba rock, é assim que sou!!!!”

Este é o grupo T.R.O.P.A. Formado em 2008, o grupo é composto por Jordan e Zizi Villa-Lobos, rappers e compositores, vem como a nova geração do Hip Hop, quebrando barreiras e preconceitos desde o início, já que é formado por um rapper da periferia e uma rapper e cantora da cidade, ou como costuma dizer os integrantes, “a união entre o morro e o asfalto”.

Quando se assiste ao DVD gravado ao vivo em um show do no SESC Ceilândia, vemos um brincar de luzes dos light designers Marina Stoll e Gian Carlo Bortolotti, com certeza dois dos melhores profissionais de iluminação do mercado brasileiro, que trouxeram um ambiente todo especial.

No palco, cinco B Boys coreografados e dirigidos pelo já campeão mundial e brasiliense – B Boy Papel.  São eles: Markin, Chips, Thayson e Tsu, açém do próprio Papel. Para este grupo coube não somente a dança, mas também a atuação em várias situações, pois o teatro é outra boa surpresa que encontramos na performance de palco.



A banda é outra grata surpresa, que encontramos ao ver o DVD. Os músicos que de maneira muito especial se entregaram aos ensaios e estudo para que tudo saísse de forma perfeita foram: Cristiane Chinchilla na percussão, Gian Marques na bateria, DJ Chokolaty nas pic-ups, Jarbas de Souza no contrabaixo e Felipe Barão na guitarra e violão.

Continuamos com Felipe Barão, produtor musical e compositor das melodias deste trabalho, que junto com Jordan e Zizi Villa-Lobos, formou um trio que com certeza fará a diferença no caminho do Hip Hop.

Segundo Felipe Barão: “A mistura de influências, quando bem dosadas, aliada à mistura das experiências de vida, quando todos têm um coração aberto para doar e receber opiniões, traz um resultado final excelente, seja em qualquer ramo da vida. E isso foi o que aconteceu com o T.R.O.P.A” 
Barão tem formação no jazz, na Black music tradicional e na MPB, além de vários trabalhos feitos para trilhas de cinema e teatro e composições para vários artistas, e desenvolvendo desde 2007 uma parceria no trabalho SOMA com Tuka Villa-Lobos. Jordan, do rap de raiz, de formação e caminho desde sua juventude na estrada, sendo influenciado por grandes nomes e também já com estrada nacional. Zizi Villa-Lobos vem de família musical, em seu sangue corre musica de todos os tipos e gêneros, cantando com a mãe Tuka e em outros grupos, mas veja que interessante: a paixão pelo Hip Hop veio em 2005, quando ouviu em Ribeirão Preto um sucesso nacional o Beck e o contracheque, na voz de Jordan com o grupo.

“Deve ser estas coisas de brincadeira destino, pois hoje Jordan e Zizi cantam juntos, compõem juntos e, esta historia talvez tenha feito a total diferença na qualidade das musicas do grupo. A dupla se deu muito bem; a química na parceria musical e em palco é total, parecem que cantam juntos há anos. E a minha parte foi entrar com minha bagagem musical para dar uma forma diferenciada, aberta e bem eclética ao rap da dupla.”

Felipe barão tem razão, pois nas composições do grupo encontramos a Black music, o charm, baladas, o pop, o rock, o house, a soul music todos numa mistura muito bem feita com o Hip Hop e o Rap.

“Eu sou do hip hop, do hip hop soul, nas ruas do gueto tudo começou...”

Ritmos dançantes, letras diferenciadas, mistura de banda com música eletrônica, interpretações e performances teatrais, break de altíssima qualidade, será que tem mais surpresa?

Bem... Acabamos de conhecer mais uma, o mascote do Grupo: BBoy TRONIC, um transformer feito em animação 3D e que em certa parte do show dança junto com os BBoys num desafio bem interessante entre o real e o virtual!

E voltando à realidade do DVD, vemos no palco uma performance de voz bem interessante da cantora Thais Cordeiro que, na gravação do DVD  trabalhou na linha de vocais do grupo e também na interpretação solo da musica  Contra Cheque.

Agora chegamos aos rappers Jordan e Zizi, a surpresa maior deste DVD, não só pela diferença de idade entre eles, mas também pelo carisma que passam ao público, realmente parece que cantam juntos há anos como disse Felipe Barão, a plástica dos dois no palco é muito legal e a sincronia da dupla com o restante é que faz a diferença.

Vamos falar de Jordan:
Nascido no dia 4 de março de 1976, na cidade satélite de Taguatinga, Jordan não passa batido nas ruas de Ceilândia e Brazlândia onde mora atualmente. Entre apertos de mãos, abraços de fãs e amigos que se aproximam ao vê-lo, Jordan demonstram grande carisma e simpatia a todos que o reconhecem pelas ruas.

Acostumado a enfrentar a vida dura desde cedo, não quis ser mais um número na triste estatística do crime e da violência. Ao contrário. No início de sua adolescência, no ano de 1990, conheceu o movimento hip-hop, e desde então, só intensificou seu envolvimento em causas sociais, obteve maturidade musical e destacou-se como grande letrista, dando uma nova cara ao rap nacional.

No cenário musical independente, Jordan gravou e lançou várias músicas, entre elas “O BECK E O CONTRACHEQUE”, um dos seus hits mais cantados e solicitados nas rádios comunitárias e convencionais do DF e do país.

Também lançou um álbum independente com musicas inéditas pouco antes da formação do T.R.O.P.A. em 2008. Hoje, o caminho deste rapper com a música é mais do que um simples trabalho, é filosofia de vida.

Zizi Villa-Lobos:
Nascida no dia 26 de março de 1990, uma ariana, de excelente humor e que não deixa ninguém ficar quieto ou parado ao lado dela, a compositora e intérprete, Zizi já tem a arte da música no sangue, e desde que se conhece por gente viveu em ambientes de teatro e música, ajudando aqui e ali mesmo pequenina, nos bastidores das peças de teatro e de shows produzidos e dirigidos por Tuka Villa-Lobos, sua mãe e, foi com ela que Zizi engrenou de vez no ramo da música aos 14 anos começando como backing vocal.
Quando adolescente Zizi entra no mundo do Hip Hop. Dizem que na vida nada acontece por acaso, pois a música e o Rapper que a fez se apaixonar pelo movimento hoje está lado a lado com ela em um trabalho. Graças ao destino surge o T.R.O.P.A.

May Day! May Day! 
SOS Socorro! Chama alguém o Batman
ou o Zorro que faça o bem ou algo de novo!


Na contramão do que a maioria pensa sobre o hip hop, o T.R.O.P.A. utiliza em suas músicas ritmos de diversas influências que mesclam ao RAP, origens do SoulHip Hop, e Black music dos anos 70, 80 e 90, com uma linha melódica e muito dançante, e letras repletas de humor.

Atitude além do verbo, 
como diz a diretora deste trabalho Tuka Villa-Lobos:

“No inicio a coisa parecia um balaio de gatos, uma mistura danada, mas a concepção do grupo e a originalidade da proposta sempre foram excelentes! Com o tempo e ensaios, o trabalho foi tomando pouco a pouco uma forma divina, a forma da consciência de que uma equipe só trabalha bem quando todos os elos são fortes e com um objetivo em comum. Assim aconteceu com o T.R.O.P.A. Desde a gravação em um caminho incansável para ter como produto final um DVD e show de excelente qualidade, que ficou a cargo de profissionais do Estúdio Orbis e da Agência Cria, parceiros nossos em vários trabalhos e referência de qualidade em Brasília e no Brasil.

Trabalhamos em família, quem comanda a produtora a Villa-Lobos Produções é Carol minha filha mais velha e contamos com o trabalho intenso do promoter Dino Antunes e de uma equipe coesa que não tem deixado a peteca cair. Talvez este seja mais um diferencial na equipe, sempre tentei trazer as pessoas para este clima, e o resultado  é um banho de animação e muito  hip hop!

Quisemos fazer do T.R.O.P.A. e creio que conseguimos, ma proposta não só para os amantes do Hip Hop e do rap, mas também para aquela faixa de pessoas que não gostam” 

Inovando e entretendo o público desde o seu nascimento, o T.R.O.P.A. mostra que veio para ficar, cativando um número cada vez maior de admiradores da sua música.



                                                     
CONTATOS PARA SHOWS  E MATÉRIAS:
                                                   villalobosproducoes@gmail.com

 Com Carol Villa-Lobos  ou Dino Antunes
(61) 4102-7532 / 8139-6785 / 8223-3452/ 8229 7930